Comportamento e Cultura | Longform
Comportamento e Cultura | Longform
Bruxas, Feiticeiras, Sacerdotisas, Xamãs, Magas: O Mundo do Místico
Bruxas, Feiticeiras, Sacerdotisas, Xamãs, Magas: O Mundo do Místico
IN TEGRADOS
Comportamento e Cultura | Longform
BRUXAS, FEITICEIRAS, SACERDOTISAS, XAMÃS, MAGAS: O MUNDO DO MÍSTICO
Na era digital, elas tomam o protagonismo do fenômeno esotérico e produzem conteúdos mágicos para a comunidade mística
por Ally Kalout e Beatriz Ortiz
IN TEGRADOS
PAUTA
APURAÇÃO
ENTREVISTA
Jornal-laboratório do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia
Perfis oficiais
Perfil fotojornalístico
SOBRE NÓS
Senso InComum
O Senso InComum é um jornal laboratório produzido por discentes do curso de Jornalismo, da Universidade Federal de Uberlândia. Assumindo a publicação do jornal no 4º período, sob orientação de docentes das disciplinas de Jornalismo Impresso, Edição em Jornalismo, Oficina de Fotografia e Projeto Interdisciplinar em Comunicação IV, o/a estudante do curso tem a oportunidade de lidar com o estilo do jornalismo impresso, aliado à plataforma digital. O Senso também aceita publicações de alunos/as que não estejam regularmente no semestre, mas que se disponham a redigir reportagens, crônicas, fazer entrevistas e publicar fotografias de autoria própria.
Renovação
A nova interface se baseia na necessidade frequente que o jornalismo tem de atualização e adequação ao avanço da tecnologia, em especial o uso mobile. Com um design limpo e intuitivo, o jornal laboratório Senso InComum pretende aproximar, cada vez mais, leitores/as em todas as plataformas, assim como crescer nas redes sociais online.
Desenvolvimento
O atual formato do jornal foi desenvolvido a partir da proposta de idealização de um site para a disciplina de Projeto Interdisciplinar em Comunicação III. Projeto dos alunos Eric Borges, Gabriel Souza, Gabriela Carvalho, Lucas Ribeiro e Sophia Assunção, adaptado para o Senso InComum por Gabriela Carvalho, da 10ª turma de Jornalismo.
Formato
O jornal impresso Senso InComum foi idealizado no ano de 2011. Ao longo dos anos, passou por um processo de reformulação do projeto editorial e gráfico, com modificações de standard para um modelo mais contemporâneo, o que é modificado a cada semestre de acordo com a proposta da turma de estudantes.
Premiações
No ano de 2018, o jornal impresso foi contemplado na premiação nacional da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), na cidade de Joinville (SC). No mesmo ano, uma parceria com a disciplina Oficina de Fotografia possibilitou a produção de fotorreportagens e foto ensaios. Em 2019, as reportagens com foco crítico dos 50 anos de ditadura na região de Uberlândia foram selecionadas e premiadas na categoria Reportagem Especial e Fotografia no Expocom Nacional, em Belém (PA), considerado o maior congresso da área de Comunicação no país.
Texto produzido por Gabriel Souza e Gabriela Petusk
Orientadores do jornal de 2022
Prof. Dr. Nuno Manna
Profa. Dra. Aline Camargo
Estagiários
Ítana Santos
Jackeline Freitas
Pedro Souza
Bianca Xavier
Recomendamos