top of page

"Começa agora o SensoTV"

Atualizado: 29 de nov. de 2021

Alunos da turma de telejornalismo I da UFU produzem IGTVs informativos para o jornal Senso (In)comum no Instagram


Por Ítana Santos


Final de semestre para os universitários é sinônimo de correria. Em alguns cursos, se não for época de virar noites estudando para as provas, é o período de entrega dos trabalhos finais das disciplinas. No caso dos alunos de Telejornalismo I do curso de jornalismo da Universidade Federal da Uberlândia (UFU), a correria tem clima de vésperas de estreia. A conclusão da matéria, cujo produto envolve toda a turma, é uma produção audiovisual informativa que será divulgada no Instagram do jornal Senso Incomum.


De acordo com a profª Dr. Vanessa Matos, professora da disciplina, o objetivo desse trabalho é que os alunos possam colocar em prática o conteúdo apresentado em aula, além de poder divulgar esse produto. Telejornalismo I é uma matéria de carga teórica e prática, e está sendo ofertada excepcionalmente de forma remota, devido às restrições da pandemia da Covid19, servindo como um desafio a todos os envolvidos para sua execução e conclusão. No entanto, é imprescindível que os alunos façam esse exercício de produzir um conteúdo audiovisual e que ele seja compartilhado com a comunidade.


Alguns alunos da turma que estão cursando o Telejornalismo I nesse inicio de 2021. Foto: Ítana Santos

Como a atividade possui caráter didático e avaliativo da turma, a professora garante estar atenta aos seguintes pontos: a qualidade textual de cada um, a adaptação do conteúdo para a linguagem telejornalística, a postura e o trabalho em equipe.


Idealização do IGTV


Está enganado quem pensa que a idealização e concretização desse produto é um desafio só aos alunos. A docente também precisou sair da sua zona de conforto. Ela diz que apresentou a ideia de produzir um conteúdo audiovisual, com linguagem jornalística, mas foi a turma que pensou no formato, referências, estrutura. As ideias apresentadas fizeram com que ela fosse buscar coisas novas, já que as propostas não se enquadravam no que ela já tinha familiaridade. Mas qual é essa nova linguagem escolhida pelo grupo? A linguagem das mídias digitais, mais especificamente, os IGTVs do Instagram.

"Estou aprendendo junto com eles, no meio do processo, e está sendo muito rico para mim. Tem sido uma linguagem totalmente nova. Não é telejornalismo tradicional. É produção audiovisual pensada para essas mídias digitais. Tem me tirado do lugar comum", completa Vanessa

Henrique Rodrigues, um dos alunos que integram esse trabalho, diz que o quadro do Drops, nos stories do Instagram do jornal O Estado de S. Paulo, serviu como referência para o produto.


Para ele, a aplicação deste projeto ao perfil do jornal Senso (In)comum no Instagram representa um avanço necessário ao canal. As redes sociais têm sido um importante meio de divulgação e consumo de trabalho jornalístico. Além disso, ele completa dizendo que o SensoTV surge também como uma solução encontrada pelos graduandos para colocar em prática o que foi aprendido em aula mesmo com as restrições da pandemia.


100% autoral


Conteúdo produzido e executado pelos alunos, ideias do produto e também a trilha sonora. Juan Madeira, um dos discentes que também agrega o grupo, foi o responsável por criar os recursos musicais dos IGTVs, garantindo ao trabalho um caráter 100% autoral da turma.


Juan garante ser muito interessado por música, composição e produção sonora. Por isso, recebeu de braços abertos o desafio de criar uma trilha para a produção. Como base para sua criação ele diz ter buscado referências e trilhas sonoras de alguns programas jornalísticos.


"É uma criação totalmente autoral. A parte do piano guia toda a ideia da composição, com uma batida forte e uma fraca em sequência, criando uma ideia sincopada", apresenta o aluno

Quer ver como ficou o resultado final desse trabalho final de telejornalismo I? Então nos siga no Instagram e acompanhe a publicação desses produtos. O primeiro será publicado amanhã, quinta-feira, 11.


Abaixo temos um vídeo com pequenos depoimentos sobre qual a importância desse trabalho, a experiência de cada um para chegar até o final e quais foram dificuldades para produzir esse produto:




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page