Por Bianca Felix
Ao falar de esporte, qual é primeiro que sempre vem à mente dos brasileiros? Não poderia ser outro, a não ser, o popular futebol. Afinal, o Brasil é conhecido como país do futebol, contando com aproximadamente 30 milhões de fãs, segundo o portal de notícias Terra. No entanto, devido a este destaque, outras modalidades ficam desvalorizadas, pouco lembradas ou nem mesmo conhecidas. Pensando nisso, um grupo de alunos de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia decidiu construir um projeto experimental que propusesse um novo jeito de falar de esporte.
Nasce então o podcast “Triunfo Esportivo”, que estreou no dia 24 de abril, depois de ter dado seus primeiros passos no Instagram no dia 12. No total, serão nove episódios semanais, lançados todo domingo, hospedados e destrinchados no próprio perfil da rede social. A proposta do grupo é dedicar cada temporada a três modalidades esportivas, cada uma com foco em uma cidade diferente. Na primeira temporada, o podcast tem Uberlândia como ponto de partida, e aborda o halterofilismo paraolímpico, o futebol americano e o vôlei.
Os três esportes foram escolhidos pelo grupo ao perceber o destaque dessas modalidades na cidade e o interesse demonstrado numa pesquisa de público. Os podcasts contarão com a participação especial das seguintes equipes: Uberlândia Lobos, com o futebol americano, o pessoal do Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) para falar de Halterofilismo Paralímpico e, por fim, no vôlei, o Vôlei Uberlândia.
O que esperar do Triunfo Esportivo
Os podcasts do Triunfo têm duração média de 15 minutos e vêm recheados de entrevistas com personagens relevantes para o esporte em cada uma das temáticas e modalidades abordadas. Sobre onde ouvir, não se preocupe, o grupo pensando em melhor atender a todos, e disponibilizou o produto em seis plataformas diferentes: Spotify, Deezer, Anchor, RadioPublic, Pocket Casts e Google Podcasts. No instagram do Triunfo Esportivo está todo o material que o grupo publica sobre o projeto, incluindo todos os links para o podcast na bio do perfil.
Os nove episódios serão divididos por temáticas. Em sua estreia, o Triunfo discute o esporte no atual cenário da pandemia. No episódio, são abordadas as dificuldades tanto para as equipes, quanto para os torcedores, a influência sofrida, os cuidados tomados e a preocupação no adiamento de um ano das olimpíadas em Tóquio. Além de três episódios de abertura com reportagens especiais, cada esporte contará com 2 episódios, um de mesa redonda e o segundo contendo entrevistas, com personalidades relevantes, dentro da modalidade específica na cidade de Uberlândia
E enquanto acompanham o podcast, os apreciadores do universo do esporte poderão contar também com um perfil recheado de conteúdo no Instagram. O grupo utilizará de todas as ferramentas disponíveis da rede social para a divulgação do trabalho. “Pensamos no que vamos fazer nos stories, o que vamos fazer de reels, o que vamos fazer de igtv, usar tudo que é possível ali dentro do Instagram. A gente está super empenhado em fazer essas duas mídias da melhor forma possível e remotamente,” destaca Ana Luíza sobre o projeto.
Quem compõe a mesa redonda
O grupo responsável pelo Triunfo Esportivo é composto pelos estudantes Ana Luíza Vargas, Aurélio Barcelos, Mateus Oliveira e Naiara Ashaia. Os quatro, futuros jornalistas, compartilham de uma mesma paixão: o jornalismo esportivo. Segundo Ana Luísa, representante do grupo, sempre que podiam, durante todo o ano letivo da faculdade, eles tentavam encaixar estudos e pequenos projetos voltados para o esporte.
Ao se juntarem para decidir o tema, os quatro estudantes decidiram apostar em novas abordagens: “por isso que até nosso slogan é: um novo jeito de acompanhar o esporte", explica Ana Luíza. A futura jornalista também destaca a importância do projeto, e que aposta nele não apenas para o câmbio da sua formação universitária. Para o grupo, o projeto é uma oportunidade de inserção profissional.
Segundo a representante do grupo, a divisão de tarefas se deu da seguinte forma: Ana Luíza foi responsável pelas reportagens especiais que abrirão os podcasts, seguido por Matheus Oliveira, setorista do Futebol Americano, Aurélio com o Halterofilismo Paralímpico e Naiara que cuidou das informações sobre o Vôlei.
O orientador do grupo, Professor Dorne, destaca a importância do projeto experimental para a formação dos alunos de jornalismo. “Sem sombra de dúvida, é um momento de ousadia, de potência e de prospecção dos alunos do próprio curso com a comunidade”, ele comenta. “Trata-se de pensar e realizar um projeto que tenha motivos para existir, capaz de pensar mercados (novos) para a profissão, de aliar as competências e habilidades adquiridas em uma iniciativa que não se trata de algo meramente curricular/disciplinar, mas que seja capaz de ser levada adiante pelos próprios discentes como possível campo de/para o exercício da profissão”.
As dificuldades que o cenário da Pandemia trouxe
O Triunfo Esportivo foi pensado inicialmente voltado para a produção de vídeos para o Instagram. Porém, com a pandemia e o trabalho remoto, os estudantes precisaram adaptar os planos para viabilizar o projeto. “A mudança crucial foi nas mídias escolhidas anteriormente como foco do projeto. Havia propostas que demandavam fortemente o trabalho de investigação e apuração em campo, de contato com as fontes fisicamente, de captação de imagens. Uma vez tendo de realizar o trabalho unicamente de forma remota, foi preciso repensar as mídias a serem utilizadas para realização do projeto.” segundo o orientador do projeto, Professor Vinícius Dorne.
Portanto, a pandemia e toda a atual realidade que o esporte sofre com o cenário, forçou o grupo a trocar de mídia principal, que agora investe fortemente no podcast, que se mostrou como produto viável e interessante. A adaptação, é claro, não resolveu tudo: “Não ter pessoas por perto também faz falta, jornalista gosta de ir pra rua, jornalista gosta de ir atrás das fontes, pegar o caderninho e ir. E a gente tá tendo que fazer tudo isso por meio da internet, então acho que, a saudade do esporte, do jornalismo mesmo, a gente tá sentindo bastante por conta da pandemia”, comenta Ana Luíza.
No primeiro episódio, com a temática voltada para estes desafios que a pandemia provocou no esporte, o grupo traz a voz do economista esportivo, Cesar Grafietti, que destaca o impacto que o Covid19, provocou no cenário econômico deste meio: “ Não é só deixar de lucrar, é deixar de ter dinheiro pra pagar a atividade esportiva”. Assim como também, para os torcedores, não foi fácil conciliar a nova maneira de ver o esporte: "a minha maior saudade é ir nos jogos, sentir aquela ansiedade pré jogo, recepcionar o time, ver o time em campo, a torcida cantando” conclui Matheus Lana. Infelizmente a volta da torcida às quadras ainda não é possível, enquanto esperamos em isolamento social, o Triunfo Esportivo faz com que lidemos um pouco com essa saudade, trazendo conteúdo e informação de qualidade toda semana.
***
Essa matéria integra uma série que o Senso (in)comum está dedicando aos projetos experimentais desenvolvidos por estudantes do curso de Jornalismo da UFU neste ano de 2021. Acompanhe pelo site, até o fim de maio, o conjunto de nove reportagens sobre esses trabalhos que, com diferentes temáticas e produtos, apostam na inovação e na contribuição social por meio da comunicação.
Comments