Por Blaranis Gomes
Os algoritmos das mídias sociais parecem ser algo preocupante na atualidade já que há muitas discussões sobre a invasão de privacidade assim como a manipulação do comportamento dos usuários por meio do controle de dados. No entanto, a realidade difere muito dessa preocupação. A verdade sobre os algoritmos é muito mais séria do que imaginamos.
Algoritmos são um conjunto de regras utilizadas para determinar quais resultados ou conteúdos ficarão visíveis em destaque para os usuários, como, por exemplo, todas segundas-feiras os usuários “Premiuns” da (plataforma) Spotify recebem uma lista personalizada de músicas que permite traçar um retrato automatizado dos gostos e constrói uma máquina de sugestões que não costuma falhar. Ou seja, às segundas-feiras recebemos um prato cheio de manipulação de comportamento através de dados e algoritmos.
É fato que é assustador quando dizemos uma palavra próxima ao celular e simplesmente aparecem inúmeras propagandas sobre aquele determinado assunto, porém, a verdade sobre os algoritmos é que eles criam uma realidade complacente com nossos gostos e anseios. Então, já que obtemos a prontidão em todos os aspectos da vida, por que não, simplesmente, ter inúmeras promoções ao dizer a palavra ‘celular’?
O grande axioma dos algoritmos usado como manipulação dos usuários, é que eles são fomentados por nós, nós usuários, nós consumidores. Somos guiados pela sensação de ter em detrimento de nosso ser, guiados pelo hedonismo em que toda nossa existência é resumida ao prazer, em que a facilidade e rapidez que os algoritmos trazem a prontidão que sempre buscamos, traz o ter que sempre queremos, facilita aquilo que já era fácil, mas que de repente virou um peso.
A verdade sobre os algoritmos é que eles só existem e vão continuar existindo (e evoluindo), pois além do interesse de grandes conglomerados capitalistas, eles são de interesses dos usuários. A cada sintetização de nossas particularidades contidas em um Pop-Up, o nosso prazer é intensificado pela facilidade e prontidão em que nos é oferecido na internet.
Nesse sentido, a verdade é que já pouco importa se somos manipulados ou se nossa privacidade é invadida, o nosso comportamento fomenta o uso desses algoritmos, o que configura uma cadeia de interesses mútuos entre o ganho e o gasto de dinheiro. Todo site, em menor ou maior escala, coleta dados sobre você, baseado em como você faz uso dele e isso não é mais invasão de privacidade, isso é facilidade e intimidade, tudo o que procuramos nas interfaces e na vida real.
Comments