top of page

Corrupção, monopólio e lobby: a implosão do Globo de Ouro

Por Guilherme Dezopa


O globo? Virou plano. O ouro? Derreteu. Após sofrer uma série de denúncias dias antes de sua edição de 2021, ninguém contava que as empresas que mais lucram com o Globo de Ouro anualmente iriam boicotar a premiação. Na última segunda-feira, 10, a rede de televisão NBC comunicou que não irá transmitir a edição do ano que vem, boicote que foi sucedido pelas gigantes: Netflix, Amazon Prime e Warner Media, que tem a HBO em seu domínio, não irão submeter seus produtos na edição de 2022.


Divulgação / Golden Globes

A má fama do Globo de Ouro não é recente. Os escândalos de mimos para os 87 membros da HFPA (em tradução livre, Imprensa Estrangeira de Hollywood), instituição que organiza a premiação, em troca de indicações e até vitórias na premiação, são conhecidos e endossados pelas produtoras cinematográficas há anos. Porém, após uma reportagem do Los Angeles Times, publicada em fevereiro deste ano, que levantou documentos e testemunhas de dentro e fora da organização, essa história chegou ao ápice.


A reportagem revelou que, em 2020, a cota exigida pela HFPA à NBC para a transmissão da premiação chegou ao maior valor da história: mais de 25 milhões de dólares - todo esse dinheiro vai para a própria organização. Para se ter uma ideia, há cinco anos, esse valor não passava de 5 milhões de dólares. Além disso, as polêmicas de monopólio de informações de entretenimento na cidade de Los Angeles pelos 87 membros foram denunciadas por vários outros jornalistas como parte do lobby, entre estúdios e produtoras com os membros da HFPA, no melhor estilo de, "me dê uma informação exclusiva e eu pago com uma indicação”.


Parte do lobby foi exemplificado na reportagem, quando 30 dos 87 membros foram convidados pela Netflix a visitar o set de Emily in Paris, na capital francesa. Na ocasião, os membros ficaram hospedados nos melhores hotéis da cidade com direito a jantares nos restaurantes mais caros, por conta da gigante dos streamings. Resultado? A série, que não foi incluída em nenhuma lista de excelência do ano, foi indicada nas categorias de “Melhor Série de Comédia” e “Melhor Atriz em Série de Comédia”. Ao longo da história da HFPA, várias situações iguais a esta vieram a público - vale o google.


Divulgação / Netflix

Depois das denúncias, a edição de 2021, que já estava limitada pela pandemia do Covid19, foi bem mais tímida que o normal. Em dado momento, três membros da HFPA subiram ao palco e enunciaram um breve discurso de “estamos melhorando”. E vão ter um longo tempo para isso… Além da NBC, Netflix, Amazon Prime e Warner, a TNT Brasil está em negociações de cancelamento de transmissão, e os atores Tom Cruise e Scarlett Johansson já manifestaram seu repúdio - o primeiro, inclusive, devolveu as três estatuetas que ganhou ao longo da carreira.


Se as decisões de boicotes por parte das empresas têm uma motivação financeira ou não, é uma discussão contundente para outra hora. O fato é que, reações mais reativas para algo que é denunciado há anos mostram que o comportamento de consumo do público está mudando. Que continue assim.


Quer saber mais sobre as polêmicas do Globo de Ouro? O Além dos Ecrãs tem um vídeo completo te esperando!




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page