top of page

Lil Nas X: De meme no TikTok a super estrela pop

Conheça um pouco da trajetória do cantor e de seu álbum de estreia


Por Péricles Hortênsio

Blog 4Estações


Na última sexta (17) foi lançado MONTERO, o tão aguardado álbum de estreia do cantor, rapper e compositor, Lil Nas X. Um dos artistas mais comentados do momento, Nas compartilha experiências familiares, sexuais, amorosas e sua relação com a fama em suas letras, levando diversas pessoas LGBTQIA+ a se identificarem com suas composições.


Montero Lamar Hill, mais conhecido por seu nome artístico Lil Nas X, nasceu na Geórgia, nos Estados Unidos. Em 2019, conquistou destaque e notoriedade nas redes sociais com sua canção Old Town Road, que se tornou a música a permanecer mais tempo em primeiro na Billboard Hot 100, a principal parada dos Estados Unidos, totalizando 19 semanas. Desde sua estreia no cenário musical, Lil gerou polêmica e se tornou tópico de discussão.

Capa de Montero, álbum de estreia de Lil Nas X | Imagem: Divulgação/Capa

Polêmica de Racismo da Billboard Hot Country Songs:

Após o lançamento de Old Town Road, em 2019, Lil Nas X começou a promover sua canção de forma independente através de memes e challenges no TikTok, onde os usuários se vestiam com roupas de cowboy e dançavam ao som da composição. Essa estratégia levou a música a atingir a posição 19 na Hot Country Songs, a principal parada estadunidense de músicas country.


Após assinar contrato com a gravadora Columbia Records, a Billboard removeu a canção dos charts, alegando para a revista Rolling Stones que: “Ao determinar os gêneros, alguns fatores são examinados, mas antes de tudo é uma composição musical. Embora ‘Old Town Road’ incorpore referências a imagens country e cowboy, não tem elementos o suficiente das músicas da parada country de hoje”.


O jornalista musical Robert Christgau saiu em defesa de Lil Nas X, declarando: “Tirar 'Old Town Road' das paradas country me parece puro racismo e, simplesmente, porque as rádios country permanecem racistas e sem artistas negros representando o gênero”. O debate se tornou mais acalorado quando em maio de 2019, a marca de roupas Wrangler, consumida por diversos fãs de música country, anunciou sua parceria com Lil, o que levou diversos consumidores a boicotarem a marca.


A estrela do country Billy Ray Cyrus, pai da cantora Miley Cyrus, apoiou Lil Nas X e se tornou vocalista de um dos remix da música. Após o lançamento do remix, a canção retornou às paradas de country, o que explicitou mais ainda o debate acerca do racismo no gênero musical. Além disso, Old Town Road assumiu o primeiro lugar da Billboard Hot 100.



Lil Nas X se assumiu gay enquanto a música estava no topo da parada, o que o tornou o primeiro artista a se assumir enquanto mantinha um recorde de canção na primeira posição da Billboard. Mesmo com a polêmica, ele também se tornou o único artista negro LGBTQIA+ da história a ganhar um prêmio da Country Music Association.


Álbum de Estreia “Montero”:

Após Lil Nas X atingir o topo das paradas e conseguir fama e sucesso rapidamente, muitos fãs e comentaristas da indústria musical achavam que o artista seria mais um one hit wonder, alguém que faz um sucesso estrondoso com uma música e não consegue repetir a dose depois. Ainda em 2019, Hill provou o contrário ao lançar seu segundo single, Panini, que atingiu o quinto lugar na Billboard Hot 100, e Rodeo, colaboração com a rapper Cardi B, que atingiu o 22º lugar.


Após uma pausa de cerca de um ano, Lil Nas X retornou com Holliday e, neste ano, lançou o hit MONTERO (Call Me By Your Name), o lead single de seu álbum de estreia, que leva o mesmo nome. Acompanhada por um clipe polêmico e repleto de efeitos especiais, a música também atingiu o primeiro lugar da Billboard Hot 100, e garantiu a Lil o prêmio de Vídeo do Ano, o mais importante da noite, no VMA’s 2021.


Na sexta (17), Lil lançou o seu álbum de estreia MONTERO, junto do clipe de That’s What I Want. Sobre seu álbum, Nas comentou no Twitter: “Criar este álbum foi uma terapia para mim. Eu aprendi a deixar de tentar controlar a percepção das pessoas sobre quem eu sou, o que posso fazer e onde estarei. Percebi que a única opinião que realmente importa é a minha”.


Cantando sobre sua rápida ascensão à fama, situações amorosas, relações conturbadas com sua mãe e o peso de crescer sendo negro e gay, o álbum já acumula mais de 1,5 bilhão de reproduções no Spotify, além de possuir nota 85 no Metacritic. Lil Nas X é o popstar que a indústria musical precisava e sua história e representatividade inspira milhares de fãs no mundo todo.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page