Por Janaína Bernardino
Communicare Jr.
Preto e dinheiro não são palavras rivais, frase que Gabriela Chaves, fundadora da NoFront - empoderamento financeiro, tem como premissa básica na construção de um cenário possível entre finanças e a população preta. No entanto, há um abismo significativo no acesso à educação financeira, fruto de uma sociedade pautada na desigualdade social que por muitas vezes, senão a maioria, invisibiliza a subjetividade e autonomia financeira de pessoas pretas e periféricas.
O Papel do rap na construção identitária do sujeito negro em relação ao dinheiro e a manutenção do capital em sua trajetória, aqui se faz muito importante. Gabriela Chaves utiliza como metodologia a discografia dos Racionais Mc's para democratizar o acesso à educação financeira e salientar a importância de falar sobre dinheiro, em uma perspectiva periférica e que centralize o ensino como meio efetivo de mudança do atual panorama da sociedade.
Importante, olhar de forma crítica a construção da pessoa negra no processo de empoderamento financeiro, sobretudo o histórico social de luta que perpetua até os dias de hoje no Brasil. Racionais MC 's por meio de suas letras expõe o retrato profundo e palpável da desigualdade que existe no país. Ao analisar cada letra do grupo, Gabriela, sintetiza inúmeras problemáticas sociais que colocam o preto e o dinheiro como antagonistas em sua teoria, um contexto marcado pela sobrevivência. Mas a partir da construção de uma nova era, ela configura o cenário fomentando a oportunidade dos seus de ter uma relação saudável com o dinheiro e vivenciar opções para alcançar voos e sonhos.
Em Vida Loka parte II, Mano Brown fala do ‘Olhar do parceiro feliz de poder comprar o azul, o vermelho, o balcão e o espelho’, é a felicidade ao acesso às coisas básicas, que é o mínimo de dignidade que todo cidadão proposto em lei deveria usufruir. Assim como o ‘Homem na Estrada’, que é o reflexo da realidade de muitos brasileiros, que sobrevivem com um salário mínimo ou pela luta por ganhos diários, matando um leão por dia. São histórias reais e não banais e é por isso que é necessário pensar o dinheiro como fundamental ao nosso processo de autonomia e independência. A No Front nasceu para fazer este trabalho de base e fornecer o letramento financeiro de forma acessível e com propósito.
Recentemente, a NoFront fez 3 anos de existência e em comemoração foi realizado o evento ‘NoFront faz 3: Construindo uma nova Era’, que teve como um dos convidados o DJ KL Jay, um dos integrantes dos Racionais Mc 's. Da mesma forma que o grupo de rap, foi ponto chave para a potencialização da NoFront, KL Jay aponta personalidades que fazem parte da história da comunidade preta, e que foram de importância para se pensar educação financeira e a circulação do capital entre a população preta, nomes como Marcus Garvey e Malcolm X. "Malcolm X, em certo momento, fala que os pretos devem fazer o dinheiro circular entre eles sempre que possível. Então, foi aí que eu me liguei, comecei a praticar e vi que dava muito certo! Com a leitura de 'Pai rico, pai pobre’ e ‘Segredos de uma mente milionária’, foi algo profundo porque eu aprendi a me organizar, eu comigo mesmo, fazer mais dinheiro e a partir disso, consequentemente, colaborar com mais irmãos”, conta.
Você pode assistir a live completa no canal do Youtube da No Front.
Comments