Por Betina Scaramussa
Blog 4Estações
A vida estava normal, estávamos na recuperação do Carnaval de 2020, veio março e tudo mudou. A declaração da pandemia de covid-19 feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mudou a vida das pessoas. Um ano e sete meses depois, ainda estamos tentando retornar ao "normal". O setor cultural, um dos mais afetados pela pandemia, ainda segue com restrições, contudo já prevê uma retomada segura. Mas, já é hora de voltar?
O Brasil está com mais de 69% da população vacinada com a primeira dose, segundo o consórcio de veículos da imprensa. A vacina é uma esperança para este retorno, o avanço da imunização garante uma possível volta seguindo os critérios estabelecidos pela OMS. No Brasil, alguns estados possuem restrições sobre shows e eventos. Em São Paulo, por exemplo, eventos estão liberados respeitando o uso de máscaras e o distanciamento social. Já em Uberlândia (MG), de acordo com o último decreto divulgado pela Prefeitura, eventos com até 400 pessoas estão liberados.
O setor cultural foi um dos mais prejudicados desde o início da pandemia. A suspensão de eventos trouxe instabilidade e desafios e as lives foram uma saída para músicos tentarem manter o contato com os fãs e o lançamento de músicas. Porém, o tempo passou e artistas estão encontrando novas maneiras de se comunicarem nesse novo tempo.
O impacto da ausência de shows foi sentido por todos. A inexistência de eventos causou dificuldades para o setor, como o número de demissões. Porém, durante a pandemia, percebemos o quanto a arte faz falta no nosso dia a dia. Festividades culturais fazem parte do nosso cotidiano. Cinema, encontro com amigos para escutar uma música, shows, tudo isso teve que se adaptar para que pudéssemos seguir a vida em diante.
O retorno aos palcos é um desafio para todos. O ciclo da volta deve acontecer com novos hábitos. Exames, testes e protocolos irão compor a mesma preparação para atores voltarem aos palcos de teatro e bandas subirem nos palcos de shows. Além disso, o comprovante da vacinação será um documento como qualquer outro. No Brasil, para o ano que vem, o Rock In Rio, um dos maiores eventos do país, já tem data e local marcado. A organização ainda não divulgou quais os protocolos de biossegurança irão seguir.
A verdade é que cedo ou tarde a retomada irá acontecer, porém, é necessário que os órgãos e responsáveis estejam cientes da importância social durante esse período. É possível curtir o novo normal com regras. Afinal, já passamos por tantos desafios, será que justamente agora no retorno não iremos nos adequar?
Quem sabe assim, poderemos aproveitar, no futuro, aquilo que todo mundo gosta: uma aglomeração.
Comments