Uma das mais tradicionais competições do vôlei está chegando nos playoffs e não podemos deixar de comentar sobre os destaques da fase classificatória.
Por Samira Batalha
Equipe Tiro Livre
A última rodada da Superliga Feminina acontecerá nesta sexta-feira (18) e já tem alguns confrontos das quartas de final definidos. O Dentil Praia Clube já se garantiu na liderança e enfrentará o Pinheiros, oitavo colocado. Também já definido, o Sesc Flamengo enfrentará Osasco, um dos maiores clássicos mundiais, o que falta definir é quem terá a vantagem de 2 jogos em casa, caso haja o terceiro jogo. Os outros classificados são: Minas Tênis Clube e Sesi Bauru, respectivamente, em segundo e terceiro lugar e com briga direta por colocação Barueri e Fluminense completam a lista.
A fase classificatória foi marcada por um domínio da equipe de Uberlândia, que teve apenas duas derrotas, altos e baixos da equipe minas tenista devido à lesões de jogadoras importantes e novos nomes ganhando espaço. Por outro lado, os times de Curitiba e Valinhos serão rebaixados para a Superliga B, ocupando os dois últimos lugares.
Nas estatísticas, Nia Reed (Sesi Bauru) é a maior pontuadora com 373 pontos; a melhor sacadora até agora foi a Carla, ponteira do Osasco, com 28 pontos. No bloqueio, o destaque foi Ana Carolina, central do Praia e também da seleção, com 92 pontos; na recepção Camila Brait lidera os números com 74% de aproveitamento.
As expectativas para os jogos decisivos estão positivas para os times mineiros, que lideram o Brasil nos últimos anos nas competições nacionais e internacionais, mas os grandes times paulistas são sempre cotados para serem campeões. Entre eles, o Sesi Bauru está fazendo uma grande campanha e chega forte, a equipe osasquense vem se destacando com jogadoras mais experientes e o time do Bernardinho emplacou com 7 vitórias nos últimos 7 jogos e vem competitivo para as finais.
Na superliga masculina, os oitos classificados também já foram decididos, resta apenas saber a posição de cada um. A briga pela liderança é grande entre Cruzeiro e Minas, este com a pequena vantagem de 2 pontos. As jovens equipes do Sesi São Paulo e de Guarulhos surpreenderam e estão em terceiro e quarto lugares. Na sequência estão: Blumenau, Vôlei Renata, Funvic Natal e Farma Conde São José. Já rebaixado, o Azulim Uberlândia perdeu todos os jogos que disputou, a outra vaga na Superliga B da próxima temporada ficará com Goiás ou Brasília.
Nos números, o jogador com mais pontos é William Franco, oposto do time de Guarulhos, com 359, sendo sem dúvidas um dos responsáveis pela boa fase do time. No saque, o ponteiro cubano do Cruzeiro, Miguel Lopez, lidera as estatísticas com 30 pontos; novamente de Guarulhos, Matheus Alejandro tem 61 pontos de bloqueio; na recepção, o líbero do Sesi, Douglas Pureza, lidera com 72% de aproveitamento.
Assim como no feminino, as equipes mineiras saem com vantagem para a fase final. O bom aproveitamento da equipe da capital, comandada por Nery Tambeiro, junta a experiência de William e Leandro Vissoto, com jovens talentos como Honorato e o líbero Maique. Já o Cruzeiro vem mostrando um resultado digno do hexacampeão brasileiro, agora comandado pelo ex jogador Filipe Ferraz, o elenco quer mostrar que o tetracampeão mundial superou qualquer fase ruim.
As quartas de final tem início no dia 18 de março no feminino e 24 no masculino, lembrando que para avançar para as semis os times precisam ganhar dois jogos, e em caso de empate, as equipes fazem um terceiro jogo decisivo.
Quais são os seus palpites?
Comments