top of page

Vai começar as Olimpíadas de Inverno

Atualizado: 2 de fev. de 2022

Os jogos começarão oficialmente na próxima sexta-feira


Por Samira Batalha

Tiro Livre

Ensaio da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno 2022. Foto: Reprodução do twitter/Jogos Olímpicos

Na nossa coluna de hoje o assunto é as Olimpíadas de Inverno 2022 de Pequim, na China. O país receberá pela primeira vez em sua história uma edição desses jogos. Apesar da cerimônia de abertura acontecer no dia 4 de fevereiro, esportes como curling, esqui estilo livre e hóquei no gelo começarão a ser disputados já nos dias 2 e 3 de fevereiro. Os jogos irão até o dia 20 deste mesmo mês e as transmissões acontecerão em canais por assinatura e também na TV aberta.


Inclusive, temos uma ótima notícia para o jornalismo. Pela primeira vez uma cinegrafista mulher foi enviada para um grande evento esportivo. A pioneira é Tatiana Bueno. Ao todo, a televisão aberta, que cobrirá os jogos, enviou dez profissionais para a China e quem comandará a equipe também será uma mulher, Mariana Bomfim. Então, estamos na torcida para que elas inspirem uma nova onda de conquistas para as mulheres nos esportes.


Falando em conquistas, sabia que a presença feminina nos jogos será a maior da história? Elas serão representantes de 45% de quase 3 mil participantes.


Os jogos olímpicos de inverno não são tão conhecidos no Brasil como os de verão. Afinal, o inverno na maior parte do país não é tão rigoroso. Mas vocês já pararam para pensar como deve ser legal descer uma montanha em cima de um snowboard? Essa categoria é uma das mais conhecidas, porém, sem nenhum brasileiro. Outro esporte familiar é a patinação dividida em artística, de velocidade e de velocidade em pista curta. Também tem o hóquei no gelo, aquele esporte que você já cansou de ver nos filmes clichês americanos. Além deles, temos várias categorias de esqui, sendo elas o esqui alpino em que os praticantes esquiam em alta velocidade desviando de obstáculos com o objetivo de completar o percurso em menor tempo. O esqui cross country é praticamente igual ao anterior, porém com percursos mais longos. O esqui estilo livre é o mais radical de todos eles e os saltos de esqui. Os noruegueses são líderes de medalhas, mas vale a pena ficar de olho nos brasileiros que competirão. São eles: Jaqueline Mourão, Manex Silva, Sabrina Cass e Michel Macedo.


Outros esportes, não tão conhecidos, mas muito interessantes que vão acontecer ao longo dos dezessete dias de evento são: o skeleton, onde o esportista dá um impulso inicial por 50m e depois se lança de bruços sobre um trenó sem freios percorrendo um circuito; o bobsled, que é basicamente a Fórmula 1 dos trenós, que pode ser competida por duas ou quatro pessoas; e o luge, considerado o mais rápido dos três esportes de pista com velocidades que podem chegar até 145 km/h e, claro, vence quem for mais rápido. Fiquem de olho nos alemães, eles são os melhores do mundo nessas categorias.


Foto do estádio que receberá os duelos de Curling Fonte: Reprodução do twitter/Jogos Olímpicos

Para completar a lista de modalidades temos o biatlo, esporte que combina o tiro de fuzil e esqui na neve. Nele, os atletas percorrem de 10 a 15 km com pontos de parada onde devem atirar, alternadamente, em pé ou deitados. Temos também o combinado nórdico que se divide em dois momentos competitivos: salto de esqui e esqui cross-country. E por último, mas não menos interessante, o curling. Sim, aquele que envolve pedras, vassouras, um sapato de deslizar e outro de frear.


Para finalizar deixo aqui uma curiosidade. Você sabia que toda a neve dos jogos são artificiais?! É isso mesmo que você ouviu. A China fabricou toda a neve que vocês irão ver nos esportes de montanha e, apesar de todas as consequências ambientais como a falta de abastecimento de água na região e a poluição sonora, o país pretende investir em um resort de inverno na região após a finalização do evento para tirar os moradores da zona agrícola da pobreza.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page